9 de junho de 2017

Reunião de presidentes define ações para a Série B

Foi realizada na tarde desta quarta-feira, dia 7, na sede da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES), em Florianópolis, a reunião dos presidentes de clubes que disputarão o Campeonato Catarinense da Série B. Participaram da reunião comandada pelo presidente da SCCLUBES Luiz Henrique Martins Ribeiro sete dos dez clubes.

Os 10 clubes que disputarão a Série B deste ano são: Guarani de Palhoça, Camboriú, Barra, Concórdia, Juventus, Marcílio Dias, Hercílio Luz, Operário de Mafra, Jaraguá e Fluminense de Joinville.

Durante a reunião, foram tratados vários assuntos. Uma das novidades apresentados pelo presidente da Associação foi a proposta de televisionamento de jogos da Série B pela internet, através de canal criado a ser criado pela SCCLUBES. Ele esclareceu como o processo poderá ser realizado, solicitou informações que serão utilizadas no plano comercial da competição e encaminhou documento assinado por todos autorizando a Associação a buscar as parcerias.

A arbitragem foi um tema que rendeu bastante discussão e contou com a participação do diretor de Arbitragem da Federação Catarinense de Futebol (FCF) Marco Antônio Martins, que apresentou as mudanças que estão sendo implementadas no Departamento de Arbitragem da FCF. Ele entregou aos presentes ofício da Presidência da FCF, disponibilizando palestra gratuita com instrutores para os clubes.

O assessor de engenharia da Associação Renê da Silva explicou aos presidentes sobre os laudos de segurança e alertou sobre a entrega dos mesmos no prazo acordado.

Os presidentes de clubes elogiaram a criação do Troféu Craque da Série B e apoiaram a reedição do projeto em 2017. Foi definido que os clubes participarão da escolha da Seleção, indicando uma Seleção para o turno e outra para o returno, sendo que o clube não poderá votar em atleta de sua agremiação. A novidade deste ano será a eleição do Craque Revelação do campeonato.

O início do Estadual está marcado para 2 de julho. Haverá turno e returno, sendo que de cada fase haverá um campeão. Se forem diferentes os vencedores, haverá a terceira fase, que será disputada em formato de semifinais, classificando os dois melhores para as finais. Se o mesmo clube vencer turno e returno, será automaticamente o campeão.

Texto e foto: Paulo Scarduelli/Assessoria de Imprensa/SCClubes