8 de novembro de 2017

Série B 2018 terá início em 3 de junho

O Campeonato Catarinense Série B 2018, segunda principal competição organizada pela Federação Catarinense de Futebol, terá três meses de duração, começando no dia 03 de junho e terminando no dia 26 de agosto. A definição aconteceu na tarde desta 3ª feira (07), na sede da FCF, em Balneário Camboriú, na reunião do Conselho Técnico do Catarinense Série B 2018.

Além da Diretoria da FCF, presidentes e representantes dos dez clubes participantes estiveram presentes. Compuseram a mesa diretiva dos trabalhos o Presidente da FCF, Rubens Renato Angelotti, o Gerente do Departamento de Competições, Fábio Marcel Nogueira, o Procurador Jurídico, Rodrigo Goeldner Capella, o Diretor do Departamento de Arbitragem, Marco Antônio Martins, o Diretor de Relações Institucionais, Carlos Fernando Crispim, o Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Santa Catarina, Robson Vieira e o Presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Santa Catarina, Hélio Prado.

A forma de disputa e o regulamento específico do Catarinense Série B 2018 não estiveram em discussão, já que a competição sofreu mudanças para edição de 2017 e por força do Artigo II do parágrafo 5º da Lei 10.671 – Estatuto de Defesa do Torcedor, deverá ter o mesmo formato em duas edições seguidas.

Síntese da forma de disputa

O Campeonato Catarinense Série B 2018 será disputado em três ou quatro fases. Nas duas primeiras fases, turno e returno, as equipes se enfrentarão em pontos corridos, com os pontos sendo zerados ao final de cada fase. Caso a mesma equipe conquiste o turno e returno, será declarada campeã e estará na Série A do Campeonato Catarinense em 2019. Os clubes 2º e 3º colocados na soma de pontos do turno e do returno se enfrentarão na semifinal em confronto eliminatório, jogos de ida e volta, para decidir qual clube conquistará a segunda vaga na elite do futebol catarinense em 2019.

Caso equipes diferentes conquistem o turno e o returno, a competição terá quatro fases, com semifinais e finais. Os campeões do turno e returno enfrentarão as duas equipes melhor classificadas pelo índice técnico, soma de pontos do turno e returno, em confronto eliminatório, jogos de ida e volta.

Na 3ª fase, semifinais, o campeão do turno enfrentará o segundo melhor classificado no índice técnico e o campeão do returno enfrentará o primeiro melhor classificado no índice técnico. As equipes que somarem mais pontos ao final das duas partidas estarão classificadas para a 4ª fase, finais. As finais também serão disputadas em confronto eliminatório, jogos de ida e volta. A equipe que somar mais pontos nas duas primeiras fases será mandante da partida de volta.

Categorias de base

A definição sobre as duas categorias de base que estarão vinculadas à participação das equipes profissionais no Catarinense Série B será realizada posteriormente, em outra reunião do Conselho Técnico específica, em data a ser estabelecida pela FCF.

Copa Santa Catarina 2018

A Diretoria da FCF propôs ao Conselho Técnico do Catarinense Série A, realizada na tarde da última 2ª feira(06), a possibilidade da inclusão de seis clubes do Catarinense da Série B na Copa Santa Catarina em 2018. Os dez clubes participantes do Catarinense Série B serão convocados para a reunião do Conselho Técnico da Copa SC 2018, que ainda não tem data definida para acontecer.

O Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Renato Angelotti, falou sobre o Catarinense Série B 2018. – Estamos seguindo com nosso objetivo de fortalecer o futebol catarinense e os clubes da Série B são fundamentais nesse processo. Já avançamos abrindo a possibilidade da participação na Copa Santa Catarina em 2018 e vamos seguir buscando alternativas para o crescimento do futebol catarinense.

Inscrições

Cada clube deverá inscrever no mínimo 18 aletas e poderá inscrever no máximo 35 atletas, sendo que só poderão realizar substituições em caso de rescisão de contrato ou comprovação de laudo médico, no caso de lesões. As inscrições poderão ser válidas até um dia útil antes da realização da 3ª rodada do returno.

Tabela

Ainda durante o exercício de 2017 o Departamento de Competições da Federação Catarinense de Futebol irá publicar os documentos oficiais da competição, incluindo a tabela e o regulamento específico.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa/FCF

Tags